domingo, 3 de fevereiro de 2013

Viver além dos limites


"É fácil viver no mundo conforme a opinião das pessoas. 
É fácil, na solidão, viver do jeito que se quer.
Mas o grande homem é aquele que, no meio da multidão,
mantém com perfeita doçura a independência da solidão".

Ralph Waldo Emerson


Esse recomeço de semestre (e de ano) vem trazendo novos desafios que tem ocupado bastante os meus pensamentos. 

Muitos pontos de interrogação andam aparecendo, e tenho buscado dar aos mais importantes a atenção necessária, e me fascino ao ver que tudo aquilo que venho construindo serve de base para o que segue, mas também de certa forma limita as escolhas que posso fazer, e me cobra maior responsabilidade nas decisões que tenho de tomar.

É a minha boa e velha metáfora da caminhada e dos passos: só precisamos saber onde queremos ir, e a partir daí dar um passo por vez com disciplina, paciência, perseverança, e principalmente verificando se os nossos passos no aproximam ou não dos nossos objetivos, e ainda se os nossos objetivos ainda são exatamente como eram quando os definimos, ou se sofreram alguma alteração, mudança, evolução ou revolução.

Às vezes percebemos ao nos aproximarmos um pouco das metas que perseguíamos que precisamos fazer alterações de percurso, pois o modelo que nos servia de referência quando começamos a caminhada já evoluiu, e nós já não somos mais o que éramos antes.

Lembro que li em algum lugar (infelizmente não lembro onde) que as coisas importantes que aconteciam em nossas vidas, aconteciam quando nós estávamos vivendo e perseguindo nossos sonhos e objetivos, e acho que aí está a mágica da coisa, a surpresa, o imprevisto, o inesperado de se descobrir algo quando tudo já estava claro e pré-estabelecido.

Viva a evolução, a revolução e a reinvenção!


Pouco importa o julgamento dos outros. 
Os seres são tão contraditórios que é
impossível atender às suas demandas, satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro ..."

Dalai Lama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.