terça-feira, 17 de julho de 2012

Vida (des)equilibrada


"Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar 
em constante movimento para manter o equilíbrio."

Albert Einstein




Domingo passado foi um dia especial. Por um lado cumpri uma meta que tinha colocado no final do ano passado de completar uma meia maratona em 1h50m, e poderia ter feito melhor se o piso do Jóquei não fosse um atendado aos tendões. Por outro lado minha esposa completou sua primeira meia maratona, e foi muito lindo ver o sorriso de satisfação no rosto dela por ter atingido a superação de completar a prova correndo todo o percurso.

Mas o que é que isso tem a ver?

Ao parar para pensar em como essa meta aconteceu, vejo que usei vários elementos de PNL e coaching em sua formulação. A meta criava sinergia entre diversas áreas importantes para mim (saúde, físico, família, auto-estima etc.) Mais do que isso era uma meta de percurso, ou seja, não era o destino final, mas sim um passo importante para chegar ao destino final que é voltar a correr maratonas, e mais do que isso correr a maratona de Paris em 2015.

Como toda meta cumprida, quando olhamos retrospectivamente acabamos identificando que não fizemos nada absurdamente heroico ou impossível, mas sim uma sequência de pequenos passos coordenados e direcionados a um objetivo maior. E nesse sentido ter um objetivo inspirador é muito importante, pois várias vezes eu apenas saia para correr por conta do bendito objetivo (já que o meu corpo não estava nenhum pouco a fim de se movimentar).

Nisso eu tenho uma característica que me ajuda muito: obstinação. Quando sou possuído por um objetivo sou intenso, e aprofundo ao máximo das minhas forças para atingir aquilo que estou perseguindo. A corrida tem isso para mim, é superação e metáfora ao mesmo tempo. Quando me recordo que fazem alguns anos que eu ficava com dois palmos de língua para correr 500 metros, fico maravilhado de ver o que dá para fazer com persistência, resiliência e perseverança.

Sei que sou radical e isso às vezes é um problema (na verdade muito mais para os outros que para mim), porém graças a isso consigo passo a passo materializar sonhos, e acho que é disso que se trata a vida: materializar sonhos.

Tudo o que nos cerca de tecnologia, cultura e produção humana foi um sonho na cabeça de alguém que ousou materializar suas visões. Passo a passo esses gênios foram trazendo ao mundo suas criações.

Então me pergunto: a que viemos cada um de nós? Quais serão nossas criações? E o nosso legado?

Espero refletir, e fazer refletir, no sentido de que nossas vidas tenham sentido e significado, e que nossa existência não termine com nossa morte. Acho que sem intensidade isso não é possível, e concordo plenamente com o que disse o roqueiro Lobão que "mais vale viver 10 anos a 1000 que 1000 anos a 10".

Qual será o nosso próximo passo? Em qual direção? Com qual intenção? E com que intensidade?

Acredito que no fundo o que precisamos é realizar a boa e velha individuação junguiana (lá vem o Maurício de novo com essa!!!), ou seja, desnudar nossa persona, jogar as máscaras, confrontar nossa sombra, nossos medos, e trazer à luz o nosso Self, ou seja trazer nossa essência ao Mundo.

Concordo profundamente com o que disse Nietzsche quando falou:

"TORNA-TE AQUILO QUE ÉS"

E você o que pensa a respeito??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.