sábado, 16 de junho de 2012

PriorizAÇÕES & Escolhas

"Agir, eis a inteligência verdadeira.
Serei o que quiser.
Mas tenho que querer o que for..."

Fernando Pessoa


Um semestre inteiro sem postar aqui no Blog. Que saudades!!!!

Mas a vida é feita de escolhas e priorizações, e como as 24 horas do meu dia não seriam suficientes para tudo o que queria fazer eu precisei priorizar, e o blog ficou em segundo plano quando precisei avaliar meu tempo e ponderar frente a outras áreas muito mais importantes como tempo com qualidade em família, trabalho e estudo.

Várias vezes eu me vi tentado (pelo Ego ou pelo diabinho do lado direito) a escrever algumas linhas aqui e manter o fluxo de postagens regular, mas isso não estaria contribuindo com meu plano de prioridades, e, portanto, consegui lá no fundo do meu superego disciplina suficiente para me controlar e não postar.

Agora que acabou praticamente o semestre na Faculdade acredito que posso dedicar mais tempo ao blog, às postagens e as reflexões em conjunto que esse canal de comunicação possibilita.

Escolhi o trecho do Fernando Pessoa para a epígrafe pois ele complementa (e desafia) o título do post de "Priorizações e Escolhas", e um outro conceito que a meu ver está implícito em todos os demais: ATITUDE.

É um exercício intenso de consciência e auto-observação chegar a uma priorização satisfatória de tudo aquilo que queremos fazer no curto e médio prazo em nossas vidas (rumo ao nosso futuro), e um exercício até certo ponto doloroso ter que escolher entre o que entra e o que sai da nossa lista de coisas a fazer.

Nesse ponto o binômio ATITUDE + CONSCIÊNCIA tem um papel importantíssimo. Temos consciência de onde queremos chegar? Sabemos identificar o nosso propósito? Entendemos quais as nossas razões de existir? Se a resposta a todas essas questões é sim, e temos conteúdo humano para explicar o sim, creio que cumprimos uma primeira e importantíssima etapa na jornada de realização enquanto seres humanos.

Mas não é só isso! Depois de planejada a viagem e organizada a bagagem temos que colocar o pé na estrada, e literalmente fazer o que tivermos que fazer para cumprir aquilo que nos comprometemos a realizar. De novo nossa auto-consciência vem nos ajudar para constantemente verificar a realidade e nossos resultados, e além disso definir se nossas ações nos aproximam ou afastam do objetivo. Aqui a atitude e o compromisso são fundamentais, pois os resultados de nossas ações nos dirão se estamos a caminho ou não, e, se em caso afirmativo seguimos investindo nosso tempo e energia, mas se não estivermos devemos ter a atitude de parar e corrigir nossa rota tomando novas e mais eficazes ações.

Acho que a fórmula é simples, a complicação está em ser fiel a ela:

Qual é a minha missão?
Quais objetivos me levam a ela?
O que posso levar na bagagem (Escolhas)?
Que devo fazer?
Quais os resultados que estou obtendo das minhas ações?
Eles estão me aproximando do meu objetivo? Sigo ou corrijo? 

Traduzindo: Atitude e ação fundamentadas em objetivos alinhados com a nossa missão pessoal, ou seja, alinhados com a razão pela qual cada um de nós individualmente está neste mundo, validados por nossos resultados são a fórmula para identificar se estamos ou não no rumo que traçamos da melhor forma possível.

Infelizmente muitas pessoas pulam todas essas etapas, e vivem suas vidas de uma forma semi-presente ou semi-ausente (o que dá na mesma), e justificam seus resultados usando explicações externas a elas, ou seja, tirando delas mesmas o poder de tomar suas vidas e seus resultados em suas mãos. É triste mas estou seguro que cada um obtém os resultados justos em função de suas ações e de sua consciência de propósito.

Por isso concordo plenamente com Fernando Pessoa quando diz "Mas tenho que querer o que for ..."

É muito bom voltar :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.