domingo, 4 de dezembro de 2011

Reflexão de fim de semestre

"Esperança não significa uma promessa. Esperança significa 
um caminho, uma possibilidade, um perigo"

Edgar Morin



Este semestre foi extremamente gratificante. Aprendi e reaprendi muitas coisas. Obviamente foi também um semestre desafiador com as primeiras inserções de estágios, a quantidade de relatórios e trabalhos, e um pouco do caos inicial da falta de professores no começo do semestre. Porém tivemos muita sorte com os professores que se incorporaram ao time de mestres que já possuíamos.

A nota triste é a saída da Profª Márcia de quem sentiremos falta (e acho que os outros grupos também).

Mas acho que todos aprendemos e saímos muito mais fortes desta experiência.

Com toda a demanda de estudo tive que deixar de lado toda e qualquer outra demanda de leitura, pois simplesmente o tempo não dava para tudo (só se eu deixasse de dormir!), e não me senti muito culpado por isso, a não ser por um livro: a Biografia de Steve Jobs por Walter Isaacson. Quem me conhece sabe o que representou e representa Steve Jobs para mim, e desde a sua morte que estou com o livro para ler sem encontrar tempo (Muito frustrante!!!).

Infelizmente ele se foi, mas felizmente ele deixou um legado imenso, e hoje pude concluir a leitura da biografia (devorei nos últimos dias). Jobs fez muita coisa brilhante, entre elas uma que impactou demais foi a campanha Think different (exemplo acima na foto). Acho que vale a pena buscar no Google e ver o impacto de idéias, visuais e de posicionamento da Apple através dessa campanha.

A outra foi sua forma única e incisiva de deixar sua "marca no mundo". Retirei o parágrafo abaixo do livro, e incentivo todos os que gostem de Steve Jobs a lê-lo, é imperdível"

"O que me incentivava? Acho que a maioria das pessoas criativas quer manifestar o seu apreço por ser capaz de tirar partido do trabalho feito por outros antes. Não inventei a língua ou a matemática que uso. Preparo pouco da comida que como, e nenhuma das roupas que visto. Tudo que faço depende de outros membros de nossa espécie e dos ombros sobre os quais ficamos em pé. E muitos de nós querem dar uma contribuição para nossa espécie também e acrescentar alguma coisa ao fluxo. Tem a ver com tentar expressar algo da única maneira que a maioria de nós é capaz de fazer ... Tentarmos usar os talentos que temos para expressar nossos sentimentos profundos, para mostrar nosso apreço por todas as contribuições feitas antes de nós e para acrescentar algo ao fluxo. Foi isso que me motivou" 
STEVE JOBS

QUAL SERÁ A NOSSA CONTRIBUIÇÃO? DEIXAREMOS UM LEGADO OU PASSAREMOS SEM DEIXAR VESTÍGIOS PELO UNIVERSO?

BOAS FÉRIAS A TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.