sábado, 23 de junho de 2012

Individuação Junguiana


"O que é real? Como você define o 'real'? Se você está falando sobre 
o que você pode sentir, o que você pode cheirar, o que você 
pode saborear e ver, o real são simplesmente sinais elétricos 
interpretados pelo seu cérebro".

"Cedo ou tarde, você vai aprender, assim como eu aprendi,
 que existe uma diferença entre CONHECER o caminho
e TRILHAR o caminho".

Filme MATRIX




Quanto mais assisto ao filme MATRIX (principalmente o primeiro da trilogia), mais eu me dou conta de coisas que eu não havia percebido antes. Este filme é para mim um marco, e considero que foi preparado com muita filosofia e mensagens "embarcadas", algumas eu já decodifiquei e percebi, mas muitas outras eu vou captando a cada nova oportunidade que tenho para assisti-lo. Cursando Psicologia então nem se fala, pois minha capacidade de compreender algumas mensagens sutis está aumentando a cada dia.


Estudamos Jung em Teorias da Personalidade no semestre passado, e fiquei pensando demais no filme quando aprendemos o conceito junguiano de individuação, o que pelo que pude entender é o processo que leva ao desenvolvimento do Self (substituindo o ego como centro da personalidade).

Se pensarmos que a individuação significa em essência tornar-nos únicos, existe uma brincadeira que pode ser feita com o apelido do personagem principal Neo, que significa algo novo, e podemos brincando com as letras convertê-lo em One - unidade ou individualidade. O filme (entre outras mensagens) nos está permitindo observar a saga de Neo para tornar-se Neo (basta ver a cena da luta nos trilhos de trem quando ele pela primeira vez afirma sua identidade Neo em lugar de seu nome).

Mas voltando à individuação, temos a passagem ou superação na personalidade de diferentes elementos que Jung identificou, e aqui gostaria de citar os três principais: Persona, Sombra e Anima / Animus.


Vemos o personagem principal em sua persona Thomas Anderson vivendo o que seria uma vida "normal", porém que não representava aquilo que ele sentia dentro de sua personalidade como algo que o completasse e representasse plenamente, e eu vinculo esse processo ao que Jung chamou de "desnudamento da persona". Neo teve que superar a persona Thomas para poder dar esse importante passo rumo á sua individuação.


Durante várias cenas no filme vemos confrontos parciais de Neo com sua Sombra, que para mim foi representado pelo excepcional Agente Smith. É de uma força simbólica muito grande o confronto final quando a sombra (Agente Smith) mata a Neo, e esse renasce, para na sequência literalmente entrar nas entranhas do agente, e emergir como luz destruindo o mesmo, e vencendo o confronto com sua sombra (pelo menos nesse episódio).


Finalmente chegamos à anima, e creio que em MATRIX (para Neo) essa figura está representada "pelo" oráculo, que na realidade é uma mulher. Ele vai até ela esperando algo, e sai frustrado com uma mensagem enigmática que o faz pensar no oposto do que acredita Morpheus, ou seja, que ele não seria o escolhido que todos esperavam, porém ao desafiar o que sua anima/oráculo lhe disse ele chega à sua realização plena como "o escolhido".


O que tem a ver compartilhar tudo isso aqui no NFE!


Fundamentalmente uma coisa: o estudo de Psicologia abriu possibilidades para que eu conseguisse entender o mundo de uma forma mais ampla e completa, e Matrix é um exemplo disso. Eu nunca teria conseguido ler a sutileza dessas mensagens caso não tivesse contato com os conhecimentos que tive até agora em minha formação, e isso é um incentivo extra para encarar o que temos pela frente rumo à graduação, e eu gostaria que fosse um incentivo para todos aqueles que estão nesta trilha comigo.


Acabei metade do curso e não foi fácil!!! 50 % da maratona está corrida, e só falta a metade final.


Isso não seria possível sem a colaboração da minha esposa Lúcia que tem se desdobrado em casa para superar o tempo que tenho dedicado aos estudos e ao trabalho. E por falar em trabalho tenho que ressaltar que sem o profissionalismo e a colaboração da Joyci eu também não teria conseguido chegar até aqui. Agradeço às duas, e vou para as férias para voltar em agosto e jogar os outros 45 minutos desse jogo (como sempre com muita seriedade e paixão).


Alguém teve algum insight psicológico assistindo Matrix ou outro filme? Que tal compartilhar???


Abraços psico-fraternos!!!



2 comentários:

  1. cara tive vários insights, alguns filmes marcaram fases de minha vida e alguns me fizeram pensar e até mudar, o problema é que eu queria viver, muitas vezes o personagem, rsrsrs, coisas de Paulo Magnani.

    ResponderExcluir
  2. É Paulão essa Freud explica :) Só espero que não tenha sido algum filme da segunda guerra! Espero que esteja tudo bem contigo. Grande abraço, e obrigado por comentar. Faz muito mais sentido escrever no blog se isso gera alguma interação. Abraço grande meu irmão.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.