domingo, 6 de março de 2011

Mapas Conceituais (O Retorno)

"Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito"

Aristóteles

Comentei em um post anterior que estava buscando aprender mais sobre este recurso para otimizar meus métodos de estudo, e apesar de ainda estar em um nível bem básico de utilização e entendimento, resolvi compartilhar o mapa conceitual que eu fiz como resultado do estudo de Sociologia.



A ideia dos mapas conceituais é capturar o conhecimento de uma forma a facilitar o relacionamento do que é novo com o que já conhecíamos antes fazendo conexões e consolidações.

Em um futuro post eu vou colocar mais informações e links de referência para quem quiser aprender mais a respeito.

That's all Folks!!!!

2 comentários:

  1. Achei ótimo o mapa que você elaborou. Entendo agora como você fornecia respostas tão inteligentes e originais às questões das provas, e com um poder de síntese e compreensão global das coisas, excelente. Outro aspecto interessante que dá pra ver no teu mapa esquemático, é o entrelaçamento de conteúdos entre diferentes disciplinas do curso. Assim, se também mencionei p.ex. a Revolução Industrial, a ascensão da burguesia como classe social, o Racionalismo, o Positivismo e assim por diante, estes mesmos fenômenos também estão sendo vistos agora também através de uma olhar sociológico, o que enriquece ainda mais. E é importantíssimo compreender todos esses elementos presentes na Era Moderna que você mapeou para justamente, mais pra frente, ser possível compreender melhor o momento que estamos atravessando hoje: a Pós-Modernidade, com o fim da Revolução Industrial (fim bem ilustrado no álbum de fotos que postei aqui no FB, sobre as ruínas de Detroit http://www.flickr.com/photos/detroitderek ), com o declínio do Racionalismo e fim de um modelo de "fabricação" coletiva de pessoas racionais; Pós-Modernidade que também introduziu outros modelos familiares, outros tipos de relações pessoais, amorosas, profissionais, de lazer e assim por diante. Pós-Modernidade que colocou o modelo de Psicologia construído ao longo do séc. XX (uma Psicologia alicerçada sobre uma civilização industrial, racional, etc) em crise - pois não é possível tentar explicar satisfatoriamente a realidade pós-moderna dos dias de hoje, a partir de uma Psicologia elaborada tendo como referência a sociedade de uma Era Moderna que já se foi. Mas para compreender a Pós-Modernidade é preciso compreender primeiro a Modernidade, que está muito bem sintetiaada no teu mapa. Parabéns pra você, e parabéns pra Profa.

    ResponderExcluir
  2. Professor, Isso não é um comentário, é uma aula!!! Obrigado pelos comentários, e acima de tudo pelas reflexões e ampliações conceituais. Com certeza as sementes que foram sendo plantadas nos semestres anteriores podem agora ir germinando e se conectando, e com isso, fortalecendo nossa reflexão e formação não apenas como psicólogos, mas também como seres mais críticos e questinadores. Super abraço e muito obrigado!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.