domingo, 6 de março de 2011

Sugestão de leitura (Filosofia da Ciência)

"Uma vida não questionada não merece ser vivida"

Platão


Para quem estiver procurando uma leitura que tenha a ver com os assuntos que temos estudado, e que também sirva como uma pausa mental ou relax, acredito que o livro Filosofia da Ciência do Rubem Alves seja uma boa indicação. Ainda estou mais ou menos na metade, mas já encontrei vários assuntos relacionados a várias disciplinas que temos estudado. Mais além dos conteúdos que são super interessantes por si só, a forma de escrever do autor é cativante, própria de um educador, e torna a leitura um prazer ainda maior.

Falando da semana no CEUNSP achei muito interessante os conteúdos de Existencialismo que a Profª Samanta explorou. Nunca mais esqueço Dasein com Dasein com Dasein com ... igual a Intersubjetividade.

A prática de Comportamental foi muito produtiva para a exploração dos conceitos de Filogenese e Ontogenese, e como relacionar os mesmos com os temas estudados.

A disciplina de Processos Básicos segue avançando, e finalmente consegui receber os livros que havia comprado algum tempo atrás. Preciso organizar minha leitura nesta disciplina pois são muitos os conteúdos abordados.

Começamos a ser apresentados pela Profª Flávia ao Sr. Bronfenbrenner e seu modelo bioecológico do desenvolvimento humano que nos trouxe vários pontos interessantes para reflexão.

Finalmente fechamos outra semana com chave de ouro com a Profª Ana Maria em Sociologia. Como era véspera de feriado prolongado de Carnaval, poucas pessoas estiveram presentes o que foi uma pena pois a aula foi interessantíssima.

Isso faz pensar no que falava Airton Senna:

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si"

Bom Carnaval a todos!!!

3 comentários:

  1. Concordo plenamente, a aula da Ana foi maravilhosa.

    Parabéns pelo blog Mauricio, muito legal vc compartilhar suas vivências e aprendizado.

    Os grandes mestres sabem que isso permite que o conhecimento se alastre e dê ainda mais frutos para quem o compartilha.

    Muito sucesso no curso, me espelho muito em vc!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Michelle,

    Muito legal que você esteja acompanhando, fique a vontade para comentar, criticar, ampliar ou apenas colocar seus pontos de vista.

    Agradeço muito suas palavras, mas tenho que rasgar a seda também, pois você apresenta muitos pontos desafiadores quando trabalhamos juntos nas aulas, e suas posições me fazem parar e pensar.

    Viva Vygotzky e as interações humanas que nos permitem crescer e nos reinventar constantemente.

    Bjs! M-16

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.