domingo, 20 de março de 2011

"Estereotipados"

O segredo é não correr atrás das borboletas ... É cuidar do jardim para que elas venham

Mário Quintana


Segundo o Wikipédia estereótipo é "... a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupos de pessoas na sociedade. Sua aceitação é ampla e culturalmente difundida no Ocidente, sendo um grande motivador de preconceito e discriminação".

Segundo a meio científico as referências da Wikipédia não tem validade por falta de rigor, e quem fundamenta seus trabalhos nas referências dessa fonte não está usando de critério científico na seleção de suas fontes de conhecimento.

Esterotipando o indivíduo do parágrafo anterior poderíamos usar alguns adjetivos: preguiçoso, sem critério, superficial, etc.

Mas se agregamos a todo esse discurso uma intencionalidade de citar uma fonte eminentemente leiga para gerar controvérsia isso com certeza mudaria o adjetivo "estereotipizante" que atribuíriamos ao mesmo indivíduo.

Sendo ou não científica a Wikipédia, o ponto aqui é de reflexão sobre estereótipos. Qualquer pessoa que já tenha vivido uma situação de preconceito sabe exatamente como dói ser etiquetado e catalogado de acordo com critérios outros que aqueles que realmente correspondem à sua essência e individualidade. Isso desmotiva, desestrutura e retira o foco das questões realmente importantes.

Acho que Mário Quintana uma vez mais está certo. Todos precisamos cuidar do nosso jardim (alunos e professores), e mais ainda precisamos lembrar que borboletas não nascem com a forma e as cores de borboletas, mas sim com outras formas bem diversas, e necessitam de um processo de crescimento e amadurecimento particular para tornarem-se aquilo para que foram feitas.

Falando da semana e das matérias tivemos um video e uma discussão interessantíssima facilitada pela Profª Flávia sobre "A Invenção da Infância".

Discussões interessantes também ocorreram no desenvolvimento do Existencialismo pela Profª Samanta, principalmente falando sobre o filósofo dinamarquês Kierkegaard.

Muito interessante a aula prática com o Prof. Abelardo que me fez pensar sobre outros ângulos do Behaviorismo, e com certeza ampliou meu vocabulário e entendimento.

Conforme comentei com alguns psicolegas mais próximos, acho que as aulas estão com um nível muito bom, e é uma pena que algumas pessoas não estejam participando mais ativamente das discussões e da construção de nosso conhecimento, mas vamos seguir cuidando do jardim. Certo?

Dá trabalho conhecer as pessoas e se relacionar com elas de fato, mas se queremos ser psicólogos temos que começar a ouvir lacanianamente aos demais, e não apenas ouvir aquilo que sentimos e pensamos a respeito deles em detrimento de sua real essência e individualidade.

Etiam capilus unus habet umbram suam!


sábado, 12 de março de 2011

Secularização

"O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível"

Max Weber

Imagem do Blog Luz Vital
Semana curta de carnaval no CEUNSP mas intensa em casa, nos estudos e no trabalho.

Os dois pontos que mais me chamaram a atenção na semana foram a continuidade do Modelo de Desenvolvimento Bioecológico de Brofenbrenner que a Profª Flávia desenvolveu com a gente. Vou fazer um resumão dele e postar por aqui para aproveitar e cumprir a promessa de colocar mais elementos de como construir um mapa conceitual. Vai ser um bom exercício para mim, e de tabela cumpro a promessa de compartilhar os detalhes que tenho da construção de mapas conceituais. 

Essa história dos mapas começou de uma forma muito interessante. Eu estava no trabalho conversando com um amigo sobre a minha necessidade de melhorar minhas técnicas e estratégias de estudo, e ele comentou que havia descoberto os tais dos mapas conceituais ajudando o filho dele a fazer um trabalho sobre o descobrimento do Brasil para a escola. Fiquei curioso com os comentários que ouvi, e uma rápida busca na internet me permitiu acessar alguns materiais bastante consistentes a respeito (que vou compartilhar quando postar o modelo do Tio Brofy).

O outro ponto da semana que capturou minha atenção foi a aula de Sociologia de ontém onde voltamos a falar do modelo socio-cultural/psico/biológico, e quanto mais aprendo disso mais acredito que tem muita coisa que podemos desenvolver na aplicação desses conceitos. O exemplo da Profª Ana Maria em resposta a um questionamento sobre Sindrome de Down me fez pensar (e perder um pouco do sono). MUITO INTERESSANTE! Acho que como psicólogos que queremos construir conhecimento podemos achar muitos caminhos partindo destes conceitos.

Um outro ponto que ficou marcante para mim na aula de ontem foi o conceito da Secularização, e as discussões acerca de alguns pensamentos de Max Weber. Pensar a secularização da forma como foi tão bem explicada pela professora nos dá margem para ser muito mais apropriados tanto em nossas colocações, quanto em nossas reflexões. Claro que tudo não se resume a ela, mas em termos de trabalhos de construção de conhecimento científico se faz muito necessário trabalhar os conceitos da forma adequada, evitando armadilhas de dogmatismos ou argumentos metafísicos sutis que possam nos levar a "becos sem saída" em nossas reflexões.

O ponto negativo de ontem foi a excessiva quantidade de conversas paralelas na aula. Acho que falta coerência para algumas pessoas! Se os assuntos que conversavam tinham a ver com a aula poderiam ser compartilhados e todos poderíamos crescer de seus comentários e dúvidas. Mas se por outro lado os comentários não tinham nada a ver com o assunto faltou a coerência de sair para conversar fora da sala onde não atrapalhariam o desenvolvimento do trabalho da professora, e a atenção de quem estava interessado. Está faltando coerência e maturidade para algumas pessoas!!!

Um outro ponto pseudo negativo é que estou estudando para o seminário de Lacan. E fala sério: que cara mais complicado esse francês. Um dia eu ainda entendo ele (ou será que me entendendo nele???) :oP 

Avanti populi!

domingo, 6 de março de 2011

Mapas Conceituais (O Retorno)

"Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito"

Aristóteles

Comentei em um post anterior que estava buscando aprender mais sobre este recurso para otimizar meus métodos de estudo, e apesar de ainda estar em um nível bem básico de utilização e entendimento, resolvi compartilhar o mapa conceitual que eu fiz como resultado do estudo de Sociologia.



A ideia dos mapas conceituais é capturar o conhecimento de uma forma a facilitar o relacionamento do que é novo com o que já conhecíamos antes fazendo conexões e consolidações.

Em um futuro post eu vou colocar mais informações e links de referência para quem quiser aprender mais a respeito.

That's all Folks!!!!

Sugestão de leitura (Filosofia da Ciência)

"Uma vida não questionada não merece ser vivida"

Platão


Para quem estiver procurando uma leitura que tenha a ver com os assuntos que temos estudado, e que também sirva como uma pausa mental ou relax, acredito que o livro Filosofia da Ciência do Rubem Alves seja uma boa indicação. Ainda estou mais ou menos na metade, mas já encontrei vários assuntos relacionados a várias disciplinas que temos estudado. Mais além dos conteúdos que são super interessantes por si só, a forma de escrever do autor é cativante, própria de um educador, e torna a leitura um prazer ainda maior.

Falando da semana no CEUNSP achei muito interessante os conteúdos de Existencialismo que a Profª Samanta explorou. Nunca mais esqueço Dasein com Dasein com Dasein com ... igual a Intersubjetividade.

A prática de Comportamental foi muito produtiva para a exploração dos conceitos de Filogenese e Ontogenese, e como relacionar os mesmos com os temas estudados.

A disciplina de Processos Básicos segue avançando, e finalmente consegui receber os livros que havia comprado algum tempo atrás. Preciso organizar minha leitura nesta disciplina pois são muitos os conteúdos abordados.

Começamos a ser apresentados pela Profª Flávia ao Sr. Bronfenbrenner e seu modelo bioecológico do desenvolvimento humano que nos trouxe vários pontos interessantes para reflexão.

Finalmente fechamos outra semana com chave de ouro com a Profª Ana Maria em Sociologia. Como era véspera de feriado prolongado de Carnaval, poucas pessoas estiveram presentes o que foi uma pena pois a aula foi interessantíssima.

Isso faz pensar no que falava Airton Senna:

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si"

Bom Carnaval a todos!!!