segunda-feira, 1 de março de 2010

Voltando do Final de Semana

Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.

George Bernard Shaw


Passei o final de semana em São Paulo para um curso de Programação Neurolingüística que estou fazendo com a Sociedade Brasileira de PNL, e ao final de cada módulo sinto reforçada a sensação de como é misterioso e mágico o nosso processo mental/comportamental.

Como o curso era próximo ao Parque do Ibirapuera resolvi ir almoçar no parque para dar uma olhada na moçada que estava por lá para a manifestação contra o Ato Médico, e foi muito legal ver pessoas de diferentes origens, e com diferentes formações unidas por um objetivo comum. Claro que meu lado mais filosófico ficou se perguntando qual a razão de fato (o interesse mais íntimo) que levou cada um dos que lá estavam a irem ao parque no sábado para a manifestação.

Pensamento curioso e impertinente já que eu estava lá, possuía interesses no assunto e na verdade somente estava almoçando e não me manifestando.

Será que assim como existem ilusões de ótica, (coisas que a gente acredita estar vendo mas que na verdade não estão lá) também existem ilusões de manifestação (atitudes e comportamentos que a gente acredita estar percebendo mas não estão acontecendo). Acho que peguei o virus filosófico este final de semana.

De qualquer forma a aula da Marie de sexta-feira foi um gatilho muito interessante nesse aspecto da visão, e das ilusões visuais. Um exemplo a imagem abaixo está em movimento?


Depois do que estudamos fica mais claro para mim a complexidade do mecanismo da visão, e como a imagem acima pode ressaltar, as ilusões que ela (a visão) pode nos apresentar.

Acho este é um elemento de reflexão importantíssimo, pois nós quando nos tornarmos Psicólogos estaremos usando nossa visão (entre outros recursos) para diagnosticar e explorar o mundo dos fenômenos psicológicos, e temos que ter consciência tanto do seu poder quanto de sua limitação.

Voltando na linha do tempo ao sábado pela manhã - Iniciamos as atividades do curso de PNL que comentei mais acima com um exercício muito poderoso de aprofundamento de nossas percepções (visuais, auditivas e cinestésicas), e o resultado foi um final de semana de experiências ampliadas pois os mecanismos da nossa percepção também estavam ampliados. Muito louco!

That´s all folks. Vamos para mais uma semana!

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.