A realidade é meramente uma ilusão apesar de ser uma ilusão muito persistente.
Albert Einstein
ILUSÃO ÓTICA
A ilusão ótica abaixo foi mostrada na aula prática de Processos Psicológicos Básicos, e como já era de se esperar gerou um pouco de controvérsia. Eu mesmo tive uma experiência interessante com essa imagem quando a utilizei no trabalho com um grupo de aproximadamente 10 pessoas. A minha intenção era demonstrar que pessoas diferentes tinham percepções diferentes observando uma mesma coisa, e através dessa constatação eu pensava em incentivar que as pessoas fossem mais compreensivas com as opiniões e conceitos dos outros.
Foi muito interessante o resultado pois aproximadamente a metade do grupo viu o movimento horário, e a outra metade o movimento anti-horário, mas ainda houve uma terceira opinião que afirmou que a bailarina do desenho ia e voltava como se o movimento da perna fizesse um pêndulo. Muito interessantes e provocativas as discussões que vieram na seqüência.
Clique na imagem para ir à fonte e ver o movimento
Acho que este é um mecanismo interessante de fazer com que as pessoas sejam mais abertas e flexíveis em suas interações, principalmente depois que conseguem observar (como por mágica) a bailarina girando no sentido contrário ao que vinham observando anteriormente.
ILUSÃO ESTATÍSTICA
Seguimos nossa viagem pelo mundo maravilhoso da estatística, e na aula de ontém começamos a entrar um pouco mais na "matematicaiada".
O que mais me chamou a atenção, e foi a razão por que estou incluíndo isso aqui no Blog foi o exemplo dado de Câncer X Fumo. Acho que foi um exemplo didático apenas, mas me fez pensar seriamente no quanto é importante fazer uma análise abrangente antes de iniciar qualquer pesquisa para identificar quais são os dados de fato relevantes que devemos coletar em nosso trabalho como pesquisadores.
Dados parciais podem levar (e em geral levam) a uma conclusão tendenciosa que pode não representar necessariamente o que acontece de fato na realidade, ou o que ainda é pior, podem representar sim a realidade, mas deixam todo o trabalho que desenvolve a partir deles em cheque pois os dados não emprestaram uma fundamentação sólida para a pesquisa subsequente.
ILUSÃO INFORMÁTICA
Ontém o laboratório de informática estava com a conexão a Internet especialmente lenta, e isso dificultou muito o desenvolvimento das atividades em aula. Acho que o pessoal do laboratório e de suporte do CEUNSP tem que analisar o que pode ser feito para melhorar a conexão, pois a cada click era uma eternidade para carregar as páginas. Era como se tivéssemos voltado à época da conexão de linha discada, quando na verdade estávamos conectados por banda larga.
Ao chegar em casa a minha conexão a internet, que não mudou nada em termos de velocidade, parecia muito mais rápida do que antes :-)
Tudo é de fato muito relativo como diria Tio Alberto!!!
Passei por aqui e dei uma lida, acho que tá ficando interessante...
ResponderExcluirVívian