domingo, 11 de setembro de 2011

Vida e Morte Social

"A integridade física não resiste à dissolução da personalidade social"

Claude Lévi-Strauss


De repente me achei pensando naquela frase que a Raquel falava direto no ano passado - Quanto de você existe em você? - na verdade era mais uma pergunta provocativa que uma frase, e por uma dessas sincronicidades do mundo (e da dinâmica da formação acadêmica) continua voltando a popular meus pensamentos e questionamentos. Com a frase acima de Lévi-Strauss o Prof. Carlos me levou de volta a questionar quanto de mim há em mim, e se existiria de fato um "eu" caso o que construo e manifesto no mundo não fosse por esse aceito e referendado.

Muito conceitos a serem questionados: liberdade, autonomia, livre arbítrio e sociedade (somente para citar alguns que me vêm de bate pronto à mente).

Pelo que consegui compreender do que estivemos estudando da evolução da Antropologia desde seu caminho mais biológico/evolucionista até o advento do elemento simbólico, existe um elemento estrutural próprio de nossa espécie que nos permite produzir o símbolo, e além disso, uma estrutura que nos possibilita "escolher" e nos posicionar entre opções dadas (sim/não, certo/errado, dentro/fora etc.)

Essa estrutura de escolha nos dá (ou daria) a base para compreender elementos como a liberdade, o livre arbítrio e a autonomia entendida aqui como um protagonismo de decidir e direcionar nossas ações no mundo que estaria fundamentada (a autonomia) em nosso próprio ser. E é aí que entra água no chopp das minhas crenças e reflexões até este momento existencial.

Se o nosso próprio Ser, não é tão nosso assim, e nem tão próprio, então essa autonomia é relativa, e para complicar ainda mais ela é fruto da forma como nosso ser é construído e estruturado, ou seja, o que é então a liberdade, a autonomia e o livre arbítrio sob essa nova perspectiva?

Bom essa resposta eu ainda não tenho e estou construindo, mas pelo menos já sei melhor o que não são esses conceitos: não são absolutos nem isolados, mas sim inseridos em um contexto coletivo e social de construção do grupo social e da espécie a que pertencemos.

Não acho que estou desenvolvendo nenhum questionamento essencial, mas sim revisitando questionamentos que, essencialmente, irão melhorar meu entendimento, e me preparar para ser um melhor Psicólogo. Cada vez mais acredito que no processo de tornar-me Psicólogo vou precisar de um :)

É para aprofundar nesse buraco? Lá vai...

"A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo."

Fernando Pessoa

Raquel vê se dá notícias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.