sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Unforgettable


"Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro 
e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele"

Carl Rogers

Eduardo Bandeira - Simplesmente inesquecível

No último domingo participei da palestra "A Revolução na Psicoterapia e Educação: Carl Rogers, sua vida, sua obra, suas visitas ao Brasil" com o psicólogo e palestrante Eduardo Bandeira, palestra que idealizada no semestre passado e possibilitada graças ao esforço da Profª Samanta (à direita na foto acima).

Foi uma experiência inesquecível e transformadora para mim (e acredito que para todos os presentes também).

Eduardo Bandeira foi a pessoa responsável pela vinda de Carl Rogers ao Brasil, e portanto, uma fonte importantíssima de influência para a Psicologia Humanista e seu desenvolvimento em nosso país.

A palestra teve uma dinâmica bastante intimista, na qual o palestrante partindo de um relato de suas experiência pessoais foi recheando os conteúdos com histórias e elementos de fundamentação conceitual da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), e pode com isso nos traçar um mapa de entendimento que aprofundou nossos conceitos sobre essa importante matriz da Psicologia.

Chamou a atenção algumas relações de influência que Eduardo comentou entre Rogers e William James, e também entre Rogers e Jung. Quando falando de James ele comentou um pouco sobre a influência do Pragmatismo deste no trabalho de Rogers, e pude anotar uma frase comentada por ele que reflete um princípio de James que influenciou Rogers: "Para o pragmatismo de William James a verdade é definida como aquilo que funciona", e de certa forma Rogers foi pragmático em sua atuação na ACP.

Outro comentário de impacto que ficou marcado para mim foi a citação de Ortega y Gasset: "A clareza é a gentileza do Filósofo", sendo esta colocada no contexto de que o aprofundamento e desenvolvimento de uma ideia ou teoria leva muitas vezes a um jargão próprio que não é facilmente compreendido pelo leigo, e que aquele desenvolvendo essa nova área pode colocar seus saberes em um linguajar mais acessível como uma "gentileza" que permita ao leigo aprofundar-se nessa área de conhecimento. Eu não poderia concordar mais com essa ideia!!!

Foi colocado também por Eduardo Bandeira a influência do trabalho de C.G.Jung na Psicologia Humanista. Se não me equivoco o palestrante chegou a colocar Jung como um precursor da Psicologia Humanista, principalmente ao desenvolver ideias relacionadas ao Self, e ao insconsciente profundo (descrito como uma parte sempre sadia de nossa Psique).

Foram abordadas algumas comparações com as outras principais matrizes teóricas (Psicanálise e Behaviorismo) para fortalecer alguns conceitos e esclarecer algumas diferenciações. E também foram revisitados os 4 elementos da ACP:

- Empatia
- Aceitação Positiva Incondicional
- Congruência
- Comunicação

E uma vez mais pensei o quanto dessa abordagem está relacionada ao Coaching, pois para mim este bebeu na fonte daquela, e isso me faz ter uma empatia com a ACP muito grande tanto por identificação quanto por compartilhar das ideias. Nesse território (das ideias) o Eduardo Bandeira comentou um pensamento de Moreno que me impactou bastante, e eu cito literalmente o que consegui reter:

"Que eu possa ouvir através dos seus ouvidos, ver através dos seus olhos, e sentir através de sua pele"

Belíssimo e muito profundo para quem quer se tornar um Psicólogo(a), Coach, ou simplesmente um ser humano de alto nível vivendo uma vida com mais sentido.

Um conceito final que retive, e que também me pareceu muito oportuno para nossa formação aconteceu quando Eduardo Bandeira comentou que "quando não conseguimos aceitar alguém, é porque algo naquela pessoa remete a algo que não conseguimos aceitar em nós" - a meu critério essa fala dá todo um universo de reflexões que nos permite olhar para dentro de nós e aprender muito através da compreensão de nossas reações com as interações com o outro (profundamente terapêutico!!!).

Enfim foi um domingo MÁGICO, e acredito que devemos agradecer (e muito) ao Eduardo Bandeira pela generosidade, à Profª Samanta pela iniciativa e à Associação por estar presente dando suporte à palestra.

Fica a sugestão e provocação aos demais professores de outras matrizes teóricas no sentido de facilitar esse tipo de intercâmbio com representantes de suas linhas teóricas, pois acredito que essa experiência foi das mais significativas em termos de formação e reflexão de futuro que me foi proporcionada até aqui em minha formação acadêmica.

Eduardo e Samanta um beijo grande e minha eterna gratidão!!!

4 comentários:

  1. Gratidão tb exprime todo meu sentimento naquele Domingo, a Samanta, pela generosidade tão bem colocada por vc, ao Bandeira por trazer para o Brasil as teorias e o próprio Rogers, e ainda compartilhar conosco sua vida, sua história. Gratidão a Fenomenologia ,fonte de amor e generosidade que tenho bebido nos últimos 3 anos.
    E tb gratidão a vc Mauricio, por generosamente compartilhar suas impressões e sentimentos de forma tão delicada e poética.
    Obrigada.
    Um forte abraço.

    Karina Schil

    PS: "Para o pragmatismo de William James a verdade é definida como aquilo que funciona".
    Só por esta frase já teria valido o encontro, que foi perfeito, por que foi o melhor que poderia ser, foi mesmo MÁGICO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Maurício, que delícia te "ouvir"!!
    Foi um prazer me empenhar para que a palestra realmente acontecesse, pelo visto valeu, né?
    Fiquei muito feliz com o que escreveu! O mais bonito, a meu ver, foi perceber que você pôde se ressignificar a partir de uma escuta interessada e ativa. Isso é vivência cotidiana imediata, ou seja fenomenologia!
    Parabéns para todos os que puderam participar daquele domingo!!
    E, obrigada pela oportunidade de reflexão, até criei um blog...

    Beijocas,
    Samanta Martins

    ResponderExcluir
  3. Samanta que legal!!!! Passa o link por favor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maurício!
    Link: samanta-martins.blogspot.com
    Beijo,

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.