quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tempos de controvérsia e desafios

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, 
mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las"

Voltaire



Tempos difíceis de informações desencontradas, e compassos de espera.

Segunda-feira passada a palestra da Profª Márcia foi bastante interessante. Os conteúdos e a didática capturaram a minha atenção, e acho que até consegui entender um pouco mais desse tal "materialismo dialético", espero(amos) que ela tenha a contratação regularizada rapidamente para que possamos aprender mais da bagagem que ela trará para nossa formação.

Só acho que faltou alguém para acolhê-la e apresentá-la como ela merecia para as duas turmas que estavam esperando pela palestra no auditório. Colocando-me em seu lugar acho que deve ter sido muito difícil começar a palestra e construir a relação com os alunos presentes.

De certa forma essa é a conseqüência de um processo de desencontros, pois essa mesma palestra deveria ter ocorrido na sexta-feira anterior e não aconteceu. A quantidade de pessoas presentes na sexta-feira é um sintoma da credibilidade que os alunos depositaram na promessa que a palestra ocorreria. Triste constatação.

Tempo de incertezas. Pessoas falando mais e mais em mudar de Faculdade. E com isso me recordo de algo que ouvi que todas as organizações podem ser comparadas a organismos com algum tipo de disfunção. Em nosso caso o paciente não está construindo no mundo material aquilo que suas intenções e palavras parecem indicar que ele pensa e deseja.

Espero que nossa atuação como terapeutas desse paciente seja eficaz, e acredito que esse é o maior benefício que podemos tirar dessa situação para nossas formações.

Percebo entre os companheiros de curso níveis diferentes de manifestação de suas insatisfações e contrariedades, e respeito o que cada um pensa e manifesta, porém reforço o que já falei antes para todos aqueles que perguntaram minha opinião (ou quiseram ouvi-la): em uma negociação quem perde é aquele que perde o foco, a serenidade e a razão.

Espero que mantenhamos esses três elementos para construir um curso de Psicologia no CEUNSP ainda melhor.

Acho que nada melhor que essa frase para refletir, e consolidar o que acredito deva ser nossa conduta:

"A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como se mantém em tempos de controvérsia e desafio"

Martin Luther King Jr.

Durma-se com um barulho desses. FUI!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.