domingo, 16 de outubro de 2011

Comportamental...

"Nenhum homem é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos"

Sigmund Freud


É impressionante quanto a gente começa a perceber mais profundamente as coisas através dos comportamentos das pessoas, e daquilo que elas falam (ou deixam de falar) depois que começamos a estudar e viver a Psicologia de uma forma mais constante e estruturada em nossas vidas.

Assistindo uma série de televisão da Fox (Lie to Me - Engana-me se puder) tomei contato com o trabalho de um psicólogo chamado Paul Ekman, que é considerado um dos 100 psicólogos mais influentes do último século, e que está ainda na ativa produzindo.

Tenho que confessar que, se a minha ignorância com relação à Psicologia como um todo era significativa no começo do curso no CEUNSP, a parte específica do comportamentalismo era ainda mais nova para mim, e entrar em contato com esses conhecimentos me ajudou a começar a pensar em dimensões diferentes das pessoas em suas relações.

O psicólogo Paul Ekman tem estudos e trabalhos muito interessantes na parte das emoções, mas o que mais me chamou a atenção em seu trabalho, e que de certa forma é o que é mais explorado na série de TV, é aquilo que ele chamou de micro expressões. Indo ao extremo da simplificação poderíamos dizer que algumas emoções específicas promovem alterações nos músculos da face que permitem a um observador bem treinado identificar a emoção naquela pessoa através de seus sinais.

Acredito que esta teoria, e os trabalhos desenvolvidos sobre ela, podem derramar mais luz no desenvolvimento do behaviorismo, pois permitiriam ao analista do comportamento ter mais elementos para entender os comportamentos encobertos dos indivíduos. Interessante refletir nas possibilidades que esse conhecimento nos trás.

Uma última reflexão que ficou para mim ao ter contato com o trabalho do Dr. Ekman foi que à medida que nos apropriamos mais de suas descobertas, e as aplicamos no dia a dia temos a nossa responsabilidade nas interações com as outras pessoas ampliada, pois começamos a identificar sinais que reforçam suas falas (coerência), mas também sinais que contrariam suas falas (incoerências, mentiras etc.).

Nada mais oportuno a ser desenvolvido por aprendizes de Psicólogos, certo?

PS. Para quem não assistiu a série "Lie to Me" eu recomendaria a primeira temporada pois tem muito mais elementos para entender a teoria das emoções/micro expressões. A segunda temporada é muito interessante também, mas já ficou um pouco mais ação e policial que uma trama psicológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.