Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer?
Clarice Lispector
Esse semestre promete!
Promete que vai dar trabalho, muito trabalho, mas também promete que vai proporcionar as condições para mudar substancialmente nossas vidas. Muitas oportunidades de leitura, discussões e, acima de tudo, ampliar horizontes.
Acho que estamos apenas abrindo nossa "Caixa de Pandora Psicológica", vamos ver o que é que sairá de dentro dela. É muito bom estar aprendendo finalmente filosofia aplicada à Psicologia com a Profª Samanta, isso para mim era uma carência e uma frustração desde o princípio do curso. Acho que perdemos muitas oportunidades de ver temas filosófico-psicológicos esclarecidos e aprofundados, mas deixamos correr solto e somos responsáveis pelo que obtivemos.
O aquecimento que o Prof. Abelardo está propondo com o debate e as revisões pareceu uma estratégia muito bem elaborada para levar a turma a estudar e revisar os conteúdos com qualidade. Na última aula elaboramos perguntas e revisamos os conteúdos de uma forma ativa e participativa. O nível das conversas está subindo e acho que essa será a tônica deste semestre (e dos que seguem).
As aulas de Desenvolvimento Psicológico Infantil com a Profª Flávia estão agregando muito valor ao meu pensar, é muito gratificante aprender de alguém que demonstra tanto amor pelo que faz. Isso faz com que aquilo que pareça difícil fique fácil, e motiva a gente a perseverar.
A necessidade de aprofundar e melhorar a leitura que o Prof. Geraldo falou tanto no semestre passado está ainda mais presente agora, e estou fazendo de cada 15 minutos disponíveis uma oportunidade de leitura. Ainda que não consiga abarcar tudo, vou estar melhor do que se não estivesse fazendo nada a respeito.
Comecei com o desenvolvimento de mapas conceituais e devo postar alguma coisa sobre isso mais para a frente, agora estou apenas engatinhando, mas espero dominar a técnica e conseguir com isso aumentar o nível do meu estudo.
Finalmente na última sexta-feira conhecemos a Profª Ana Maria da disciplina de Fundamentos Sociológicos e Políticos, e para uma primeira aula recebi muita informação interessante. O conceito que mais ficou navegando entre as minhas sinapses foi o dos princípios bio-psico-sociais de qualquer disfunção humana. Acho que desse conceito podem sair reflexões e aprendizados importantíssimos. Sai pensando na metáfora de um corpo social, um corpo psíquico e um corpo biológico (uma viagem que promete).
Bom that´s all folks! Estou aos poucos voltando a postar, mas não vou manter a frequência do passado pois preciso equilibrar o tempo, e priorizá-lo da melhor forma.
Para uma reflexão final:
"Estou convencido de minhas próprias limitações - e esta convicção é minha força"
Mahatma Gandhi
PS.: Grande Alma!!!
É um grande semestre ainda por vir e a tendencia é só a dificultar. Mais trabalhos e mais estudos. Nada que nos motive mais de chegarmos no final com um grande mérito.
ResponderExcluirSão estes obstaculos que nos fazem crescer