A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.
Albert Einstein
A aula prática de PPB com o Abelardo hoje foi muito interessante (e interativa). Como as vivências devem ser repetidas em outros grupos não serei eu aquele que vai roubar a experiência da surpresa daqueles que ainda não passaram por isso, mas alguns elementos posso compartilhar sem revelar os detalhes.
É muito interessante praticar, e com isso validar os conceitos relacionados com as sensações (limiar absoluto, limiar relativo, etc.). Os elementos dos sentidos ficam mais abertos às possibilidades de diferentes inputs quando não sabem exatamente que tipo de impulso estaremos recebendo.
Mais interessante ainda que isso é o papel que nossa mente joga nesse processo, pois ao não saber exatamente o que podemos esperar em termos de input sensorial começamos a "alucinar" tentando antecipar o que estamos por vivenciar.
Fiquei pensando após a aula em quanto das nossas experiências diárias são empobrecidas por diversos fatores que nos desconectam de nossas sensações. Como não seria mais rica nossa vida, nossas relações e nossas percepções se estivéssemos mais atentos às nossas sensações.
Tio Alberto sim é que sabia das coisas quando disse que "o homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada". Bem lá no fundo tudo é misterioso, então a chave deve ser manter os olhos abertos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.