"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos"
Marcel Proust
Como foi que eu vim parar aqui? Bom para responder essa pergunta existem dois termos muito amplos que precisariam ser esclarecidos: eu e aqui. Mas acredito que existe uma pergunta muito mais interessante e cheia de possibilidades para explorar: Onde eu quero chegar com o estudo de Psicologia?
Em qualquer das duas alternativas eu não tenho como seguir adiante (e permitir que outros sigam comigo) sem falar um pouco de mim, pois a expressão "eu" aparece tanto no primeiro quanto no segundo questionamento. Então senta que lá vem história...
Já trabalho direta ou indiretamente ligado ao desenvolvimento e formação de pessoas há pelo menos 10 anos. Venho trabalhando diretamente as habilidades e desenvolvendo pessoas através de alguma modalidade de treinamento técnico, mas indiretamente tenho aproveitado dessas oportunidades de desenvolvimento para trabalhar nas pessoas seus aspectos mais humanos (soft skills) como comunicação, atitude, pro-atividade, resiliência, assertividade e estabelecimento de metas entre outras tantas áreas.
Entre 1992 e 1994 estudei Filosofia na Universidade de São Paulo, mas infelizmente precisei interromper meus estudos no terceiro ano pois mudei de emprego, e a realidade do trabalho que comecei realizar demandava viagens longas e constantes. Deixei esse lado acadêmico adormecido, pois a rotina de viagens seguia me acompanhando até dois anos atrás quando descobri que a Universidade de Londres possuía um curso de Filosofia a distância. Lutei para conseguir meu certificado de proficiência em inglês, e finalmente fui aceito como estudante.
Descobri após começar que infelizmente eles não oferecem nenhum tipo de suporte via tutor, e por conta disso o estudo foi se tornando muito pouco produtivo por falta de discussões, argumentações e principalmente da orientação de alguém com maior vivência.
Neste tempo de muito trabalho e viagens consegui investir em minha formação com alguns cursos especializados, sendo a área de Coaching uma atividade que investi bastante tempo e estudo. Esse desenvolvimento veio fortalecer minha capacidade de catalizar o crescimento das pessoas que interagiam comigo nos diversos treinamentos que ministrava.
Finalmente fiquei sabendo (aos 43 minutos do segundo tempo) do curso de Psicologia que ia começar no CEUNSP, e encontrei nessa opção uma oportunidade de consolidar alguns aspectos profissionais, e ampliar meus conhecimentos para a área da psicologia.
Vejo neste curso uma oportunidade de obter um maior entendimento e conhecimento, e isso está alinhado com o objetivo de tornar-me um profissional de suporte ao desenvolvimento humano mais completo e eficaz. Sinto também a necessidade de passar por esta graduação pois como a atividade de Coaching é algo que ainda não está completamente regulamentado, considero que em algum momento no futuro próximo será uma atividade que passará por um processo de regulamentação que pode gerar conflitos com profissionais de Psicologia, e eu quero me antecipar a tudo isso e estar preparado para o futuro.
Acredito que essa breve introdução é o mais importante do aspecto "eu" para um melhor entendimento do que seguiremos construindo neste blog.
Seguimos em frente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.