Charles Darwin
Lendo o artigo da revista Veja que foi sugerido pela Professora Rosa Ema (clique aqui para ver) identifiquei alguns pontos importantes (e promissores) que a genética tem descoberto.
É muito interessante pensar, por exemplo, que o ambiente e não somente a herança genética joga um papel importante no desenvolvimento de nossa constituição física e psíquica. Caso somente estivéssemos regulados pela herança genética estaríamos como pré-determinados desde o berço a um certo futuro, e isso dá uma sensação de que nossas escolhas na vida não seriam assim tão importantes.
Com as descobertas da genética moderna, e a identificação do papel do ambiente no desenvolvimento ou não de certas características contidas em nossos genes, passamos a ter um maior protagonismo, e portanto, uma maior responsabilidade nas decisões que tomamos quanto ao estilo de vida que levamos, como nos alimentamos, como nos relaxamos e descansamos, qual o padrão dos nossos pensamentos entre outros tantos fatores que temos poder de escolher e administrar em nossas vidas.
Ainda existe muito para ser estudado até chegarmos ao ponto de descobrir como o ambiente influencia os nossos genes, e isso reserva um futuro excitante no campo de pesquisas desta área.
Coloquei o link de acesso à matéria da revista Veja, pois ela inclui alguns materiais adicionais que não aparecem no artigo que compartilhamos no CEUNSP, e também porque as fotografias coloridas dos gêmeos univitelinos que passaram por experiências distintas em suas vidas (fatores ambientais diferentes) mostram com maior nitidez os resultados observáveis.
E pensar que tudo começou com ervilhas!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.