sábado, 10 de abril de 2010

Quem é que dorme (faz prova) com esse barulho???

Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou.

Albert Einstein


As vezes fico me perguntando que tipo de profissionais seremos nós como Psicólogos se temos dificuldade de respeitar até aqueles que estão doando o seu conhecimento para nós! Ultimamente o nível de bagunça, de ruído e distração inclusive em dias de prova me está fazendo pensar seriamente nisso, e em nosso nível de (in)coerência com o que buscamos.

Desculpem aqueles que têm (e demonstram) respeito, mas acho que como grupo estamos falhando. E falhando feio!

Acho que com equilíbrio podemos estudar, conversar, ouvir, discutir, discordar, concordar, mas acima de tudo exercendo RESPEITO a todos os demais.

O mundo está cheio de gente que pouco se importa com os outros, e creio profundamente que como Psicólogos nós devemos estar do lado daqueles que se importam com os demais e fazem algo a respeito disso. (Nós quem cara pálida?)

Bom, é isso! Tirei do peito algo que está me incomodando. O que farei(emos) a respeito?

Como diria o bom e velho Bob Marley: " Deus me enviou à Terra com uma missão. Só Ele pode me deter, os homens não poderão".

Fui.

4 comentários:

  1. oi papai
    nao entendi nada...
    mas a lingua e feia
    o seu blog ta ficando interesante...

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  2. mauricio seu blog é mui bom... tomara que os professores consigam colocar a turma no eixo,pq eu já entrei...rsrsrs....muito bom...

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  3. Olá, Maurício

    Dias atrás, fiz um comentário muito cuidadoso em seu post, mas o perdi por conta do processo de autenticação aqui do Blogger. Foi uma pena, mas posso repetir aqui o essencial.

    E o essencial é: é necessário conversar e negociar, de forma profunda. As possibilidades que envolvem a exclusão e a confirmação dos papéis de "vagal", "conversadeiro", "do fundão" e congêneres, essas não servem para fazer uma turma de colegas progredir. Serão 5 anos de relacionamento intenso, milhares de horas; não dá para conviver esse tempo, principalmente em um curso de Psicologia, com base nessas premissas de exclusão e rotulagem.

    E creio que é nosso papel de professores apoiar vocês nesse processo, instrumentalizá-los e participar ativamente disso. Não sei como fazê-lo, porque é uma situação diferente para mim, que há tanto tempo trabalho a distância. Mas estou aqui para explorar juntamente com vocês, vamos ver aonde chegamos. Um abraço cordial,

    Prof. Marcos

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  4. Professor

    Como não diria a professora Cudi: ponto positivo prá você!

    Concordo com a colocação e acredito que estamos em um processo de construção de grupo. Tenho a convicção também que algumas pessoas não se acharam (no grupo ou no curso), e o tempo irá dizer qual será a identidade do grupo (e quem será o grupo).

    Acho que tem nisso um pouco de darwinismo, e um monte de construção de relacionamentos (esta parte que está sob nossa capacidade e responsabilidade de atuação).

    Com certeza a formação que estamos recebendo de vocês será um suporte fundamental para que nos tornemos melhores e mais eficazes em construir e fortalecer relacionamentos.

    Obrigado e um forte abraço

    Mauricio

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